O Tecer Mundo foi criado para ser pessoal, mas naturalmente se transformou em um espaço com uma função coletiva: mostrar que é possível tomar atitudes mais "verdes" todos os dias. O desafio, emprestado de um outro blog, é tentar colocar em prática a cada dia, ações sustentáveis. Coisas que muitas vezes ficam só no pensamento ou no discurso.
É o velho e bom "faça sua parte". Sejam bem vindos!

*criado em junho/2010

Você Tece

*** Shampoo + Cachos + Mariana Gadelha

Mariana, por razões diversas, resolveu experimentar lavar os cabelos de forma caseira. Todos nós sabemos que a indústria cosmética é uma das que mais explora os recursos naturais e causa impactos no meio ambiente. Excesso de detergentes e perfumes nos shampoos e condicionadores, leave-in's e etc. Causam estragos desde a sua formulação e testes (em sua grande maioria, são testados em animais), até a poluição dos lençóis, rios e mares quando se juntam à água e no seu descarte.
Ponto pra ela que vai ficar com a cabeleira ainda mais linda e a consciência limpa!

os novos companheiros de banho de Mariana  

"meu cabelo é cacheado, e eu o amo assim: cheio de cachos soltos, e bem volumoso. não gosto de cabelo comportado, "no lugar". e há tempos que não acerto na marca do xampu. ou deixa meu cabelo com aspecto esfarinhado, ou colado no couro cabeludo. certo mesmo é que meu cabelo estava ficando bonito somente quando estava sujo. limpo = preso e cheio de grampo.
aí, um belo dia, alguém no facebook criticou o fato de não haverem reportagens dignas sobre os n produtos que são usados nas formulações de xampus, condicionadores, cremes etc. nos comentários, várias pessoas dizendo que substituíram xampus ha anos por uma mistura de água com bicarbonato de sódio e condicionadores por vinagre com água. então, decidimos, eu e uma amiga, experimentar. faz quase 3 semanas que uso somente essa mistura e olha, ta lindo! para lavar, substituindo o xampu: 1 colher de sopa de bicarbonato para 1 caneca de água. não precisa esfregar e não, não faz espuma. mas limpa profundamente! Enxágua com água do chuveiro e põe a segunda mistura, que substitui o condicionador: 1 colher de sopa de vinagre de maçã para 1 caneca de água. nessa mistura, pode-se colocar gotas de óleo essencial, tanto para perfumar, quando para hidratar. ou azeite doce, ou qualquer óleo que você goste. Enxágua-se com água do chuveiro e, pronto! cabelos e couro cabeludo limpos, de forma natural e muuuito mais barata! um detalhe importante: as proporções são muito pessoais. a que funciona bem pra mim, pode deixar seu cabelo oleoso/ressecado. o ideal é ir fazendo e descobrindo o melhor para você"

 Mariana Gadelha é fotógrafa, mãe, gateira e tem os olhos e o coração abertos para enxergar além!
Seja bem vinda, Nana!

Nenhum comentário: